Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden morreu?

 O anúncio da morte do líder da al-Qaeda e mentor dos ataques de 11 de setembro, Osama Bin Laden, virou manchete nos sites e jornais mais importantes do mundo, com destaque para o pronunciamento do presidente Barack Obama em rede nacional na noite de domingo e a preocupação para possíveis retaliações de terroristas.

"A justiça foi feita", afirmou o presidente Barack Obama ao anunciar oficialmente que os Estados Unidos mataram o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden. Segundo Obama, Osama foi morto neste domingo (1º), numa operação de comandos americanos no Paquistão.
"Essa noite, posso informar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden, o líder da Al-Qaeda, o terrorista que foi responsável pela morte de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes", afirmou Obama, muito compenetrado.
Em seu histórico pronunciamento, Obama afirmou que ter ordenado às forças armadas dos Estados Unidos que lançassem um ataque contra um complexo no Paquistão neste domingo, seguindo uma pista surgida em agosto passado. "Um pequeno grupo de americanos conduziu a operação com uma coragem e uma capacidade extraordinárias. Nenhum americano foi ferido. Eles tomaram a precaução de evitar vítimas civis"

Ex-colaborador da CIA, o engenheiro civil Bin Laden era considerado o mentor intelectual dos atentados de 11 de Setembro de 2001 contra o World Trade Center em Nova Iorque e contra o Pentágono, matando cerca de três mil pessoas. Desde então, ele foi transformado no alvo número um dos Estados Unidos, tendo sido procurado pelas forças armadas vivo ou morto. 

Osama era um dos cerca de 50 filhos do construtor saudita Mohammed bin Laden. Fez carreira no Afeganistão nos anos 70, ajudando os EUA a expulsar tropas soviéticas. Em 1988, criou a Al-Qaeda (a base, em árabe) e no mesmo ano iniciou os ataques aos EUA, explodindo embaixadas americanas no Quênia e Tanzânia.

 O braço paquistanês do Talibã já ameaçou retaliação. Segundo o grupo radical, os primeiros ataques seriam feitos contra líderes locais e, depois, contra os Estados Unidos. O movimento fundamentalista islâmico do Talibã é aliado da rede terrorista da al-Qaeda, criada por bin Laden. Enquanto isso, o governo americano realiza testes de DNA com os restos mortais de Osama bin Laden. O resultado deve estar pronto nos próximos dias.

Sinceramente não quero estar na pele dos americanos se for confirmada a morte de Bin Laden embora esse resultado pode ser manipulado, em 2001 já tinha sido divulgada morte e enterro dele por insuficiencia renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário