Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Subiu para nove o número de mortes possivelmente causadas por medicamento manipulado em Minas Gerais

 Subiu para nove o número de mortes possivelmente causadas pela ingestão de um medicamento, produzido por uma farmácia de manipulação em Teófilo Otoni, em Minas Gerais, segundo informações da Polícia Civil.


Das nove pessoas que morreram, três são de Teófilo Otoni, três de Novo Cruzeiro, uma de Itaipé e duas de Ladainha.
A Polícia Civil mineira promete exumar corpos de pessoas que ingeriram o medicamento da Fórmula Pharma em busca desvendar o caso. O primeiro óbito relacionado ocorreu no dia 26 de novembro.
A principal suspeita é que a matéria-prima do medicamento tenha sido trocada. Segundo a Secretaria de Saúde, pelos sintomas das pessoas que morreram, há possibilidade de elas terem ingerido anti-hipertensivo (metaprolol) em uma dosagem até 40 vezes maior que o indicado. Os sintomas são queda de pressão arterial (hipotensão), batimento cardíaco reduzido (braquicardia), dor no peito, arroxeamento da pele (cianose) e sensação de desmaio.

Entenda do que aconteceu:
Suspeitamos que a matéria-prima seja de um anti-hipertensivo e com isso tenha havido superdosagem. Normalmente, se toma 50 miligramas deste medicamento, metaprolol. Se for 2 gramas (2 mil miligramas), isso significa 40 vezes mais. A suspeita é de que eram comprimidos de metaprolol, de 500 gramas cada. E geralmente as pessoas ingeriram quatro comprimidos para o tratamento de doenças como candidíase”, explicou o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Carlos Alberto Pereira Soares.
A Fórmula Pharma mantinha estoque de medicamentos manipulados, o que é proibido. Este tipo de procedimento é ilegal porque o remédio, no caso da farmácia de manipulação, é feito sob medida para o paciente. Para manter um estoque, o estabelecimento emitiu remédios em nome de pessoas que já morreram.Encontramos uma receita em nome de uma pessoa que morreu há quatro meses, mas não podemos dizer que esta pessoa morreu por causa da ingestão de algum medicamento da Rede Pharma”, explicou o subsecretário.
Por isso devemos ter muito cuidado quando mandamos manipular um medicamento, devemos nos assegurar que a farmácia é de confiança e que está seguindo todas as normas solicitadas para um bom funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário