A primeira foto feita e reconhecida foi em 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. De lá para cá, a fotografia já faz parte da história cultural da humanidade e devido aos avanços tecnológicos têm possibilitado cada vez mais melhorias na qualidade de suas imagens.
Um nome que deve ser lembrado como pioneiro do retrato fotográfico é o do francês Félix Nadar, que clicou famosos de sua época como o poeta Charles Baudelaire, o pintor Camille Corot, o escritor Julio Verne, entre outros.
Hoje em dia, os conhecidos "paparazzi" incomodam personalidades do mundo todo na corrida para conseguir um único clique sequer. Morta no dia 31 de agosto de 1997, a Princesa Diana foi uma grande vítima da loucura criado ao redor das celebridades e desses ditos fotógrafos. Ela perdeu a vida em um acidente automobilístico num túnel na cidade de Paris, na França, ao tentar fugir de sete deles.
Nos últimos tempos, a fotografia se tornou algo banal de certa maneira com todo o aparato tecnológico existente. Com a recente criação das mídias sociais, se tornou ainda mais fácil se comunicar com as pessoas não só através de textos, mas também com fotos tiradas em ocasiões muitas vezes dispensáveis. Famosos, por exemplo, roubam o lugar que pertence aos paparazzi e divulgam fotos de suas intimidades em suas redes sociais, satisfazendo as engrenagens da indústria de celebridades. Estarão eles tendo mais controles sobre suas fotos ou estão cegos pelo exibicionismo? Só o tempo dirá se esses famosos saíram bem na foto.
Você sabe qual a fotografia mais reproduzida no mundo?
A fotografia mais reproduzida em todo o mundo, a do revolucionário Che Guevara com sua boina de guerrilheiro e
cabelos ao vento, comemorou, em 5 de março, 50 anos. Ela foi produzida pelo fotógrafo cubano Alberto Diaz Gutiérrez, mais conhecido com Alberto Korda.
A imagem do guerrilheiro argentino com olhar distante, de cabelos longos debaixo de uma boina com uma estrela, já virou ícone popular onipresente do século XX. Além de ser a foto mais reproduzida do mundo, a imagem de Che se tornou uma das mais usadas em publicidade de produtos dos mais variados.
Essa foto foi tirada quando centenas de pessoas prestavam homenagem às vítimas de explosões do cargueiro francês "La Couble" que chegava carregando armas para o governo cubano.
Alberto Korda, fotógrafo do jornal Revolución, estava lá para cobrir o evento e foi o responsável pela foto que celebrizou Che no mundo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário